Como mudar uma fralda descartável

15 Maio 2017

Se ainda agora começou saiba que ainda vai ter de mudar muitas, muitas fraldas. Mudará mais de 4.000 fraldas no primeiro ano… Não se assuste: mudar uma fralda parece complicado, mas, na verdade, aprende-se facilmente e verá que nesses momentos trocará com o seu bebé muita ternura e terá 3990 oportunidades para muitas carícias e mimos. As outras 10, digamos que são aqueles imprevistos que ficam para mais tarde recordar.
Contando com estes números, é mais certo que opte por fraldas descartáveis, ainda que as de pano sejam mais amigas do ambiente. Se o seu filho fizer alguma reação alérgica às fraldas descartáveis terá que optar pelas de pano.
Para que não desespere, siga os passos seguintes:

1. Tenha tudo o que precisa sempre à mão

Fralda limpa, recipiente com água fervida e morna, bastante algodão e eventualmente uma muda de roupa, caso as coisas se compliquem. As toalhitas só deverão ser usadas quando o bebé atingir um mês e dependendo da sensibilidade da sua pele.

2. Arranje um espaço confortável para a muda das fraldas

Lembre-se de quantas vezes vai mudar fraldas e vestir o bebé. Um colchão no chão seria o ideal em termos de segurança, mas as suas costas não lhe agradeceriam. A bancada de muda deve ser um pouco mais alta que a sua cintura. Opte por uma com compartimentos para ter tudo sempre à mão e não largar uma mão nunca do bebé. É conveniente ter uma base impermeável e confortável para a pele por cima do colchão, que poderá mudar facilmente em caso de se sujar.

3. Dispa o bebé o suficiente para conseguir tirar a fralda sem sujar a roupa

Conte com os movimentos repentinos que podem significar ter de trocar toda a roupa. Deve ficar despido da cintura para baixo, para que ao mexer as pernas não toque com a roupa onde está sujo.

4. Os bebés encaram a muda da fralda de formas diferentes, conforme os seus temperamentos

Há os que gostam e os que não gostam. Este gesto deve ser encarado como um momento de intimidade em que tanto a mãe como o bebé se ficam a conhecer melhor. Tente ser o mais calma possível, cante para ele, faça palhaçadas na sua barriguinha, massagens com óleo se tiver cólicas, coloque um móbil ou outro brinquedo para que se distraia, - tudo para o fazer sentir feliz. É importante para o relacionamento futuro que estes momentos representem satisfação para ambos.

5. Abra a fralda, com cuidados redobrados se estiver com fezes

Segure firmemente as perninhas do bebé pelos tornozelos - use a mão toda, sem fazer muita pressão com a ponta dos dedos, lembre-se que o bebé é muito sensível ao toque – e levante-as até expor a região nadegueira. Aproveite a parte superior da fralda para limpar o mais possível. Lembre-se que assim como os movimentos são repentinos, também o que sai do bebé o é; por isso é aconselhável usar uma fralda de pano, por exemplo, para cobrir o pénis ou para colocar debaixo do rabinho, se for menina. Retire a fralda suja para o fundo da bancada. Pode largar as suas perninhas, se for só xixi.

6. Humedeça um pouco de algodão na água fervida e morna

Para cada zona a limpar deve pegar num novo pedaço de algodão. Se for só xixi, limpe a barriguinha do bebé e com outro pedaço as pregas do cimo das pernas, esticando a pele e depois as coxas. Se for menino, limpe o pénis de cima para baixo, afastando-o do corpo, e à volta dos testículos. Se for menina, levante novamente as perninhas até à barriga para expor a vulva e limpe sempre da frente para trás, para que não haja proliferação das bactérias do ânus para a vagina, o que poderia provocar uma infeção. Limpe a zona anal com outro pedaço de algodão. Um último para dar uma limpeza geral pela mesma ordem e para as nádegas. Se tiver fezes, ao abrir a fralda mantenha as perninhas levantadas e limpe a zona suja em primeiro lugar; depois repita tudo. Seque muito bem a pele com outra fralda de pano, por exemplo. Quando a pele do seu filho já for mais resistente pode simplificar este passo usando toalhitas de boa qualidade.

7. Pegue numa nova fralda, abra-a e estique-a bem e coloque-a por baixo do rabinho até à cintura

Para colocar a fralda pode variar, aproveitando para exercitar o seu filho e em vez de levantar as pernas, faze-lo rolar para um lado, mas atenção, encoste-se à bancada para prevenir acidentes. Aqui pode aproveitar para soprar contra a barriguinha do bebé ou deliciá-lo com uma massagem. Não se esqueça da fralda de pano. Se necessário, deve aplicar agora o creme ou a loção, em quantidade suficiente, pois se o bebé se mexer, o creme vai para a fralda e não para o colchão.

8. Puxe a fralda por entre as pernas ao mesmo tempo que estica as perninhas, para ajustar bem e evitar fugas

Ponha o pénis do bebé para baixo pelo mesmo motivo. Alise a fralda na barriga e segurando-a puxe uma ponta da parte de trás e cole à frente, depois a outra ponta e reajuste para que as pontas fiquem simétricas. Deve ficar bem aconchegada, mas não demasiado apertada. Prefira as fraldas com pontas de velcro às de adesivos.

9. Dobre e feche a fralda suja e coloque-a no lixo

Convém que tenha um balde próprio para fraldas mesmo ao lado da bancada de muda. Limpe as suas mãos com uma toalhita ou loção de limpeza instantânea. Se o bebé sujou os pezinhos, limpe-os também.

10. Vista o bebé sempre com energia positiva

Mesmo que algum passo durante o processo tenha corrido menos bem. Vai ver que fica especialista num instante!

Garantia

Garantia de reembolso caso não esteja satisfeita com os nossos produtos.

Entrega

Serviço de entrega rápido para que nunca lhe faltem produtos quando mais precisa.

Pagamento

Disponibilizamos os principais métodos de pagamento online para sua conveniência.

Contacto

+351 258 358 190