Regimes alimentares especiais durante a gravidez

16 Maio 2017

Existem inúmeros motivos devidos aos quais poderá seguir um regime alimentar específico. Pode sofrer de alguma alergia alimentar, pode simplesmente ter algo a ver com a religião, ou motivos de saúde.
No entanto, durante a gravidez é necessário prestar atenção a certas restrições ou necessidades alimentares desencadeadas por algum tipo de regime alimentar praticado. Poderá ser necessário reajustar a sua alimentação para corresponder a certas necessidades nutricionais desencadeadas por si e pelo seu bebé.

Ser vegan ou vegetariana

Nada até hoje provou que uma dieta vegan ou vegetariana faz mal ao bebé; no entanto sabe-se que são necessários certos nutrientes e uma dieta equilibrada para que a sua saúde e a saúde do bebé se mantenham em boa forma. Em geral, um regime vegetariano ou vegan exclui a carne, o peixe e os laticínios que são fontes muito ricas de cálcio, vitaminas, ácidos gordos e minerais. Por isso, se é praticante de algum destes regimes alimentares ou volta a inserir estes alimentos na sua dieta ou tem de fazer um esforço colossal para conseguir fornecer ao seu corpo os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do seu bebé e para o equilíbrio da sua saúde.
Numa alimentação vegan ou vegetariana é necessário ter atenção à dose diária de ingestão dos seguintes elementos:

Proteínas e aminoácidos essenciais

Se é vegetariana e inclui no seu regime alimentar ovos e laticínios conseguirá obter os aminoácidos necessários a uma alimentação equilibrada em termos de proteínas – compostas de aminoácidos. O trigo-mourisco, a quinoa, os produtos à base de soja, o amaranto possuem todos os aminoácidos essenciais, por isso for vegan deve ter muita atenção em equilibrar a sua dieta com estes alimentos, ingerindo-os diariamente.

Ferro

O ferro é o componente principal da hemoglobina, a parte dos glóbulos vermelhos que fornece oxigénio às suas células e às do bebé. A beterraba, o feijão, lentilhas, pão integral ou de cereais, as nozes, a aveia, o espinafre, o agrião, os frutos secos, as laranjas, ovos, grão-de-bico são grandes fontes de ferro.

Ácidos gordos essenciais

Os ácidos gordos como o ómega-6 e o ómega-3 são essenciais para uma alimentação equilibrada. Os ómega-3 advêm de alimentos como alguns tipos de peixe, especialmente o salmão; mas no mundo vegetal pode-se retirar o ómega-3 do óleo das sementes de linhaça, idealmente do óleo de linhaça. As sementes de sésamo, de girassol, de linhaça e as avelãs também são fontes de ómega-6.

Vitaminas e minerais

Em qualquer regime alimentar equilibrado é necessário ingerir sais, minerais e vitaminas em dose diária suficiente. Usualmente a ingestão de qualquer tipo de suplementos vitamínicos deve ser prescrita pelo médico assistente.
Os alimentos enriquecidos com vitaminas e sais minerais devem ser preferenciais. Se o seu regime alimentar implica a não-ingestão de laticínios deverá tentar obter o cálcio – essencial – de formas alternativas como leite de soja reforçado, tofu, iogurtes de soja, leite de aveia enriquecido com cálcio. A vitamina B12 deve ser ingerida através de extrato de levedura, muesli integral, mas idealmente deve tomar um suplemento de vitamina B12, especialmente se praticar um regime alimentar vegan.

Ter alergias alimentares

Existem inúmeras alergias alimentares e entre as mais comuns estão a alergia à proteína do leite, ao glúten (1 em cada 4 mulheres), à soja, aos amendoins, entre outras. Idealmente deve evitar ingerir-se o alimento que se é alérgica durante a gravidez e amamentação, para que o bebé não venha a sofrer também da mesma alergia alimentar.

Ser diabética

Para quem sofre de diabetes é essencial controlar os níveis de açúcar no sangue. No primeiro trimestre é mais difícil controlar a glicemia devido aos enjoos. Deve pedir ao seu médico assistente para lhe fazer um plano alimentar adequado ao seu tipo de diabetes e de necessidades requeridas pela gravidez. A diabetes pode desenvolver-se também durante a gravidez (diabetes gestacional), e neste caso deve ser acompanhada por uma nutricionista entre outros médicos especialistas que acompanhem o seu caso.

Garantia

Garantia de reembolso caso não esteja satisfeita com os nossos produtos.

Entrega

Serviço de entrega rápido para que nunca lhe faltem produtos quando mais precisa.

Pagamento

Disponibilizamos os principais métodos de pagamento online para sua conveniência.

Contacto

+351 258 358 190